Notícias

Revestir, Kitchen & Bath e Exploux – novidades das feiras de construção

A Revestir e a Kitchen& Bath, que em 2010 aconteceram na primeira quinzena de março, trouxeram boas novidades para a decoração de interiores. Estive lá e destacarei algumas.

Uma das principais é a possibilidade de lançar mão de uma cerâmica ultrafina tanto para reformas, pois pode ser aplicada sobre pisos existentes, quanto para novas obras.  As peças variam de 6mm a 3 mm de espessura, dependendo da marca. Comparadas as medidas anteriores, aproximadamente 11 mm, dá para perceber que vale muito a pena!

É necessária uma argamassa específica e mão-de-obra especializada. Portanto, consulte um designer de interiores ou arquiteto, antes de aplicar.

Com essa novidade, a obra fica mais rápida e o material envolvido na fabricação diminui bastante. O peso fica cerca de 2/3 abaixo do convencional… tudo de bom!!

Fiquei encantada com as peças cerâmicas que adotaram desenhos em alta definição. A impressão digital foi uma grande sacada da Revestir. Você olha a cerâmica e tem certeza de que está vendo um mármore, ou uma tábua de madeira, pedra natural.. enfim… mal dá pra crer!

Ainda sobre as cerâmicas, alguns lançamentos imitam perfeitamente o papel de parede.


A Kitchen & Bath trouxe as coifas que  parecem luminárias e são absurdamente lindas! E grandes também… infelizmente, não são para todas as cozinhas…

Lançamentos Bertolucci

No início desse mês, fui convidada para o lançamento da nova coleção da Bertolucci.

São luminárias lindas, algumas recomendadas por designers famosos como o decorador Fernando Piva.

Débora Aguiar também compareceu ao evento e escalou uma das luminárias para fazer parte do time de decoração premiada da Casa Cor.

luminaria tropicana_bertolucci

Criada especialmente para a cozinha do "Apartamento do Solteiro" da Casa Cor 2009. Ambiente decorado por Fernando Piva.

A última tendência são as luminárias tamanho extra grande. Bota extra grande nisso!!

mega luminarias_bertolucci

Luminária Salomé (primeira foto), com estrutura de carvalho, cúpula de jacquard e altura de 1,78 m. A Titã (segunda foto), de alumínio e linho, chegou a 1,86 m de altura.A menorzinha era a Lolita (terceira foto), que tem base de tripé de freijó e 79 cm de altura. Por último, a Parintins (quarta foto): para acender a luz, bastava puxar a cordinha com pingente artesanal de araras de crochê.

Casa Cor  2009– Novas tendências

Sustentabilidade, tecnologia, questões ambientais, espaços voltados ao descanso e relaxamento, convívio familiar, todos esses elementos foram abordados na última edição da Casa Cor.

Neste ano a mostra foi considerada o segundo maior evento de decoração do mundo – não sou eu quem diz isso, mas sim o presidente da mostra Ângelo Derenze. São 124 ambientes expostos numa área de 44 mil m².

hall de entrada - Casa Cor 2009

No último final de semana, aproveitei o tempo livre (e o friozinho) para bater pernas e explorar os espaços desse evento grandioso. Essa, por sinal, é uma das deliciosas “obrigações” da profissão. Estar sempre antenada com as novidades. Vamos a elas, então!!

Natureza em alta nessa edição. Plantas subindo pelas paredes, tomando conta dos mais variados espaços.

Já na entrada um grande mapa do Brasil feito com plantas naturais saudava os visitantes e homenageava o centenário do paisagista Burle Marx.

obra de Gica Mesiara

obra de Gica Mesiara

Madeira, muita madeira. Certificada ou de demolição, é claro!

Até a piscina ganhou revestimento nesse material (veja foto abaixo).

piscina

Mas, “nem tudo que reluz é ouro”! Para projetos mais econômicos, a aposta recaiu sobre materiais que imitavam madeira. Concreto, painéis com revestimento vinílico, cerâmica e laminados decorativos se prestaram a esse papel.

Tons invernais como marrons, azuis, verdes, beges e cinzas apareceram com força.

Um certo ar retrô estava presente em muitas composições. Ia dos papeis de parede ao design de móveis e eletroeletrônicos.

Uma das boas novidades foi a lareira ecológica. Se você pensou na lareira à gás, mude seus conceitos. A atual é abastecida com biocombustível!  Confira:

lareira ecológica

A preocupação com o “ambientalmente correto” também incluiu os transportes. Bike Parkings incentivaram os visitantes a fazer uso da “magrela” para percorrer os vastos espaços do Jockey.

Enfim, uma mostra voltada para as questões contemporâneas. Como não podia deixar de ser!!

Deixe um comentário